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O que é a perimenopausa: um guia para manter o bem-estar nessa fase  

21 Março 2024

Você sabe o que é a perimenopausa? É uma fase sobre a qual não costumamos falar, embora traga uma série de mudanças que determinarão a qualidade da sua vida nos anos seguintes. Se estiver interessada em saber como se preparar e como lidar com essas mudanças, você está no lugar certo. 

O que é a perimenopausa? 

A palavra significa “em torno da menopausa”. É exatamente o período em que seu corpo faz a transição para a menopausa, marcando o fim de seus anos reprodutivos (1)

O início desse estágio pode ser diferente para cada mulher. Podemos até dizer que é imprevisível, pois pode ocorrer entre 2 e 10 anos antes do último período menstrual. Assim, algumas mulheres podem começar a apresentar sintomas por volta dos 40 anos, enquanto outras começam aos 30 anos (o que pode ser um sinal de alerta de menopausa precoce). Também tem aquelas que começam a apresentar os sintomas mais tarde, próximo dos 50 anos.  

Após 12 meses sem menstruação, considera-se que a menopausa começou e o estágio da perimenopausa terminou (1,2,3). Essas mudanças ocorrem devido a uma diminuição gradual da função ovariana, de modo que a ovulação e a menstruação se tornam irregulares até que finalmente cessam (1). Pois bem, vamos saber mais sobre o que é a perimenopausa

Principais sinais e sintomas  

Quando você entende o que é a perimenopausa, é fácil deduzir que a intensidade das manifestações vai depender dos níveis de hormônios em seu corpo, principalmente o estrogênio. Os sintomas mais comuns dessa etapa da vida são (1,2,3,4)

  • Ausência de menstruação: os períodos podem pular alguns meses; 
  • Ciclo menstrual irregular: eles podem ser mais curtos, mais longos, até mesmo pular alguns meses e ser abundantes ou com pouco fluxo. Alguns podem ocorrer sem ovulação; 
  • Mudanças de humor: a irritabilidade é a principal delas, mas também podem ocorrer sintomas de depressão e ansiedade; 
  • Diminuição da fertilidade: isso é resultado da ovulação irregular. Entretanto, lembre-se de que você ainda pode engravidar nesse estágio e essa é a diferença entre o que é a perimenopausa e a menopausa propriamente dita; 
  • Mudanças no desejo sexual: geralmente diminui, embora o contrário também possa acontecer; 
  • Diminuição da densidade óssea: pode afetar o armazenamento de cálcio, aumentando o risco de osteoporose; 
  • Alterações nos níveis de colesterol: aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, aumentando o risco de doenças cardíacas; 
  • Dificuldade de concentração; 
  • Dores de cabeça; 
  • Ondas de calor: a intensidade e a frequência desses sintomas variam, mas tendem a ser mais desconfortáveis a noite; 
  • Suores noturnos; 
  • Secura vaginal: o tecido perde sua lubrificação e elasticidade naturais, o que torna a relação sexual dolorosa. Por sua vez, isso te deixa mais vulnerável a infecções vaginais e urinárias, além de contribuir para a incontinência urinária; 
  • Distúrbios do sono: como insônia; 
  • Dores musculares e nas articulações; 
  • Ganho de peso; 
  • Urgência para urinar; 
  • Síndrome das pernas inquietas

Você já sabe o que é a perimenopausa, agora aprenda a lidar com ela 

Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento natural ou com medicamentos. Além disso, o médico pode recomendar a terapia de reposição hormonal para regular os níveis hormonais do corpo e o uso de antidepressivos para controlar alguns sintomas, como alterações de humor (3)

Entretanto, não é suficiente aprender sobre o que é a perimenopausa. Também é aconselhável mudar os hábitos para manter um estilo de vida mais saudável. Isso inclui o seguinte (1,3,4)

  • Alimentar-se de forma saudável, com uma dieta que contenha frutas, vegetais, gorduras saudáveis, proteínas magras e grãos integrais; 
  • Certifique-se de ingerir cerca de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia, seja por meio da dieta ou de suplementos; 
  • Não fume; 
  • Evite alimentos e bebidas que provocam ondas de calor, como álcool, café ou chá; 
  • Faça exercícios regularmente. Isso ajudará a evitar o ganho de peso, melhorar o sono e reduzir as alterações de humor. Uns 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana, serão suficientes. Lembre-se apenas de evitar fazer exercícios perto da hora de dormir, pois isso pode aumentar as ondas de calor e os suores noturnos; 
  • Durma o suficiente. Tente manter um horário regular de sono. Evite cafeína à noite e pratique a higiene do sono para obter o descanso necessário; 
  • Pratique técnicas de redução do estresse, como meditação ou ioga; 
  • Veja se os fitoestrogênios são uma opção para você. Eles podem funcionar como uma terapia hormonal natural. Você pode encontrá-los em alimentos como soja, legumes e algumas frutas, verduras e grãos integrais. 

Sinais de alerta para procurar ajuda médica 

Algumas mulheres toleram os sintomas muito bem e ficam tranquilas quando entendem o que é a perimenopausa. No entanto, se você tiver algum dos seguintes sinais de alerta, recomendamos que consulte um especialista imediatamente (2)

  • Sangramento extremamente intenso (você troca o absorvente a cada hora por mais de duas vezes); 
  • Períodos com sangramento que duram mais que 7 dias; 
  • Sangramento ou secreção marrom entre as menstruações; 
  • Períodos que voltam antes de 21 dias. 

Geralmente pensamos neles como se fossem sintomas da menopausa. Entretanto, é no estágio anterior que eles ocorrem.  

Agora que você sabe o que é a perimenopausa e como melhorar seus sintomas, recomendamos que reserve um tempo para você mesma e mime-se um pouco. Com um pouco de paciência e dedicação, você encontrará o equilíbrio necessário para vivenciar o próximo estágio de sua vida. 

Referências bibliográficas 

  1. ‌Hopkins Medicine.  Perimenopause [Internet]. 2021 [cited 2024 Feb 18]. Available from: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/perimenopause#:~:text=Perimenopause%20is%20the%20time%20around,%2C%20antidepressants%2C%20and%20lifestyle%20changes. 
  1. Mayo Clinic. Perimenopause – Symptoms and causes [Internet]. 2023 [cited 2024 Feb 18]. Available from: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/perimenopause/symptoms-causes/syc-20354666 
  1. Cleveland Clinic. Perimenopause: Age, Stages, Signs, Symptoms & Treatment [Internet]. 2021 [cited 2024 Feb 18]. Available from: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/21608-perimenopause 
  1. NHS Choices. Symptoms – Menopause [Internet]. 2024 [cited 2024 Feb 18]. Available from: https://www.nhs.uk/conditions/menopause/symptoms/ 

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