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Pós-menopausa: o que esperar nesta etapa

18 Julho 2022

Já tem, oficialmente, um ano sem menstruar? E agora? Esse é o momento de começar a viver a pós-menopausa. Neste artigo lhe explicamos detalhadamente o que você deve esperar dessa etapa da vida. Falaremos sobre os sintomas que a caracterizam, às complicações que podem ocorrer e aos hábitos que lhe ajudarão a permanecer saudável.

O que é a pós-menopausa?

A pós-menopausa é uma etapa a mais na vida de uma mulher, e segue à menopausa. O início desse período vem marcado pelo cumprimento de um ano sem menstruações (Ortman et al., 2020). Esse período divide-se em duas fases (Rey et al., 2018):

  • Primeira: inclui os primeiros 5 ou 8 anos após a data da última menstruação, inclusive se há uma menopausa precoce.
  • Segunda: o período após os 8 anos em adiante.

Signos e sintomas característicos da pós-menopausa

Os sinais e sintomas que se apresentam são muito variáveis, sendo quase inexistentes em algumas mulheres e muito severos em outras. Existem mais de 34 sintomas da menopausa (físicos e mentais), mas aqui vamos mencionar só os mais comuns. Estes são (Ortman et al., 2020):

  • Apneia do sono.
  • Suores noturnos.
  • Problemas de memória.
  • Aumento de peso.
  • Dor de cabeça.
  • Problemas para dormir.
  • Ansiedade e depressão.
  • Pele seca.
  • Dores musculares.
  • Rigidez das articulações.
  • Cansaço.
  • Pensamento lento.
  • Perda da libido.
  • Dificuldade para respirar.
  • Incontinência urinaria.
  • Sequidade vaginal.
  • Dor ou incomodo nas relações sexuais.
  • Coceira ou ardor nos genitais.
  • Mudanças de humor.

Nessa etapa da vida da mulher, existe uma diminuição progressiva na produção de estrógenos (hormônios), causadora dos sintomas. No entanto, depois dos 8 anos, essas mudanças hormonais estabilizam-se, o que traz como consequência o desaparecimento de muitos sintomas, com a exceção dos relativos ao âmbito genital (Rey et al., 2018).

Muitas mulheres encontram alivio dos sintomas usando métodos naturais. No entanto, outras requerem uma terapia de reposição hormonal como parte do tratamento para a menopausa e pós-menopausa para melhor desses sintomas (Rey et al., 2018).

Pós-menopausa: o que deves esperar nesta etapa

Complicações que podem aparecer

Nesta etapa, as mulheres têm maior risco de sofrer algumas doenças. Por exemplo (Mayo Clinic, 2021):

  • Osteoporose: muitas mulheres podem perder parte da densidade óssea, o que provoca que os ossos se debilitem. Por isso, ficam mais propensas a sofrer fraturas.
  • Doenças cardiovasculares: a queda nos níveis de estrógenos eleva o risco de sofrer infartos, entupimento das artérias e AVC.
  • Alterações na função sexual: essa etapa caracteriza-se por mudanças importantes a nível genital (atrofia e sequidade vaginal) e diminuição da libido. Por isso, você pode sofrer alguns problemas na hora de manter relações sexuais.
  • Aumento de peso: depois da menopausa, o metabolismo se torna mais lento, o que pode levar às mulheres a um aumento de peso.
  • Incontinência urinária: a perda de elasticidade na vagina e na uretra, além do enfraquecimento do pavimento pélvico, pode levar à aparição de incontinência urinaria.

Medidas de cuidado pessoal na pós-menopausa

A verdade é que muitos dos sintomas da pós-menopausa podem melhorar com hábitos saudáveis. Aliás, os bons hábitos ajudam a prevenir a aparição de complicações. Por isso, as recomendações para as mulheres que se encontram nessa etapa da vida são (Ayala, 2020; Mayo Clinic, 2021):

  • Acrescentar o consumo de frutas e legumes, e diminuir a quantidade de açúcar e gorduras saturadas.
  • Realizar exercício físico cardiovascular ou de resistência de moderada intensidade por 30 minutos cada dia.
  • A alimentação deve ser rica em cálcio.
  • Praticar os exercícios de Kegel para fortalecer o pavimento pélvico, prevenir prolapsos e perda de urina.
  • Aprender e praticar técnicas de controle de estresse como respiração, meditação ou ioga.
  • Implementar hábitos de sonho como dormir na mesma hora, evitar as comidas pesadas de noite e reduzir o uso de dispositivos com tela antes de dormir.
  • Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  • Usar lubrificante vaginal a base de água para melhorar a sequidade.
  • Encontrar e eliminar o fator que desencadeia as apneias.
  • Implementar na sua rotina diária algum suplemento a base de ervas, como a maca, o ginseng ou o lúpulo.
  • Atender à consulta médica de rotina para verificar a necessidade de tratamento ou se existem complicações.

A pós-menopausa é outra etapa mais na vida da mulher e caracteriza-se por uma diminuição na produção de estrógenos. É por isso que aparece uma série de sintomas físicos e mentais bastante desconfortáveis. Felizmente, muitos deles melhoram com hábitos saudáveis muito simples.

Bibliografia 

Ayala, F. (2020). Estrategias de manejo durante el climaterio y menopausia. Guía práctica de atención rápida. Revista Peruana De Investigación Materno Perinatal, 9(2), 34–41. https://doi.org/10.33421/inmp.2020204  

Mayo Clinic. (2021, 14 de diciembre). Menopausia. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/menopause/diagnosis-treatment/drc-20353401 

Ortmann, O.; Beckermann, M. J.; Inwald, E. C.; Strowitzki, T.; Windler, E.; & Tempfer, C. (2020). Peri- and postmenopause-diagnosis and interventions interdisciplinary S3 guideline of the association of the scientific medical societies in Germany (AWMF 015/062): short version. Archives of gynecology and obstetrics, 302(3), 763–777. https://doi.org/10.1007/s00404-020-05682-4 

Rey C., Cavanna M., Campostrini B., Caro R., Moggia S., Belardo M., Shayo S. (2018). Consenso de ginecología SOGIBA 2018. http://www.sogiba.org.ar/images/Consenso_THM_2018.pdf 

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