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Cuidados com a pele na menopausa

9 Maio 2022

Os cuidados da pele são essenciais em qualquer fase da vida. No entanto, durante a fase da menopausa, as alterações hormonais nas mulheres implicam em mudanças na rotina de beleza (Muy saludable, n.d.).

A partir dos primeiros sintomas da menopausa, verifica-se uma diminuição do estrogénio e do colagénio. Isto tem um impacto negativo sobre o aspecto da pele e provoca um envelhecimento progressivo. Assim, os cuidados da pele durante esta fase da feminilidade são vitais (Centradaenti, n.d.).

Durante a menopausa, a pele pode tornar-se mais seca e mais fina, à medida que o colagénio, que torna a pele mais suculenta, diminui. É também normal que os tecidos fiquem mais flácidos devido à perda de elastina (Muy saludable, n.d.).

Portanto, preste atenção às melhores dicas para manter uma pele saudável durante a menopausa.

Cuidados da pele: como fazê-lo na menopausa?

Dicas de cuidados da pele na menopausa

As alterações hormonais que vêm com a menopausa exigem rotinas mais intensas de cuidados da pele. Por isso, é importante seguir algumas recomendações importantes de cuidados da pele para a manter com um aspecto radiante.

Limpeza diária

A limpeza da pele do rosto e do corpo é vital para a proteger do envelhecimento. É aconselhável, portanto, a utilização de produtos de limpeza e de desmaquilhagem.

Durante a menopausa, é melhor lavar o rosto com um produto de limpeza suave para substituir o uso de sabão, que seca ainda mais a pele (AAD, n.d.).

Humidificação e hidratação permanentes

Antes de mais nada, é importante diferenciar entre hidratação e humidificação. Hidratar é fornecer humidade e humidificar refere-se a manter a água na pele.

Após a limpeza da pele é aconselhável a utilização de produtos hidratantes. O ácido hialuronico é um dos mais eficazes, porque capta água do ambiente e a retém na pele. Enquanto a humidificação deve ser selada com um produto à base de óleo para que permaneça na pele (Sanitas, n.d.).

Entre os ingredientes humidificantes mais eficazes encontram-se o dimeticone, ceramida e óleos naturais (Guía de la piel, 2020).

Protecção solar

Para evitar o foto-envelhecimento, é conveniente utilizar protectores solares e cosméticos com protectores solares. É importante que o índice de protecção seja pelo menos FPS 30, e que o faça diariamente (Muy saludable, n.d.).

O protector solar ajuda a desbotar as manchas e evita que a pele afine ainda mais. É melhor usar protector solar em todas as partes do corpo que não estejam cobertas por roupa (AAD, n.d.).

Alimentação saudável

Cuidar do que se come é essencial para os cuidados da pele. Por este motivo, é necessário aumentar a ingestão de nutrientes que promovem a hidratação e frescor da pele. Estes alimentos são essenciais para fornecer ao corpo as vitaminas e minerais de que este necessita durante a menopausa.

A melancia é um fruto que deve ser incluído na sua dieta durante a menopausa. Este alimento vai fornecer ao seu corpo mais água, o que melhora a hidratação e amacia mais a pele (Diabetes juntos por ti, 2016).

O pepino é outro alimento excelente se quiser melhorar os níveis de hidratação da sua pele. Contém também vitamina C e potássio, que combatem a secura e promovem a produção de colagénio (Diabetes juntos por ti, 2016).

Quando se trata de fornecer antioxidantes para reduzir o envelhecimento da pele, as bagas são ideais. Mirtilos, framboesas e morangos vão tornar a sua pele mais suave e verá mudanças após a segunda semana. Enquanto as nozes são ricas em ómega 3, ácido linoleico e vitamina E, que ajudam a combater os danos solares e restaurar a radiância da pele (Diabetes juntos por ti, 2016).

Vitaminas essenciais durante a menopausa

A vitamina B3 ou niacina é responsável pela protecção da pele contra os raios solares. É por isso que é importante consumir peixe, frango, fígado e nozes, nos quais estão naturalmente presentes (Clínica Universidad de Navarra, n.d.).

Também, para os cuidados da pele, a vitamina A ou retinol é muito importante para renovar as defesas naturais da pele. Encontra-se em ovos, manteiga, queijo, espinafres, cenouras, brócolos, maçãs e laranjas (Uned, n.d.).

A vitamina C ajuda o colagénio a formar ou regenerar no corpo. Pode obtê-la a partir de frutos cítricos como morangos, laranjas, toranjas ou vegetais de folhas verdes (Healthline, n.d.).

É também importante consumir ácidos gordos (ómega 3) durante a menopausa, que podem ser encontrados no óleo de peixe. Este nutriente tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, o que reduz a perda de colagénio e aumenta a síntese do procollagen (Zavala, 2020).

Além disso, o aumento do consumo de água é um hábito diário que promove a hidratação da pele. Isto mantém a pele saudável e atua como um hidratante (Muy saludable n.d.; Mejor con Salud, n.d.).

A menopausa é o momento ideal para se redescobrir, basta vivê-la ao máximo e estar atento às suas mudanças físicas e mentais. E é precisamente os cuidados da pele que é uma nuance positiva que lhe permite manter uma auto-estima elevada. Nesta fase, as mudanças de pele são inevitáveis. No entanto, depende de você aplicar cada uma destas dicas para parecer radiante e jovem, apesar dos anos.

 

Referências bibliográficas 

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