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Gerenciar as emoções: o que são, e por que elas ocorrem?

7 Novembro 2022

Em 1884, o psicólogo William James foi o primeiro a fazer a pergunta “O que é uma emoção?” (Adolphs et al., 2020).  Embora já tenha passado mais de um século desde então, ainda não temos uma resposta. O que é claro é que as emoções existem e têm um impacto sobre nós, especialmente em certas fases da vida, como a menopausa, onde gerenciar as emoções é importante. 

 

No entanto, falemos primeiro um pouco sobre como atualmente entendemos as emoções (Herrando & Constantinides, 2021; Reddy et al., 2014): 

  • Podemos entender as emoções como sensações emocionantes que podem ser negativas ou positivas. 
  • Como as sentimos e entendemos dependerá do estado de nosso cérebro e do ambiente em que nos encontramos. 
  • Isto explicaria, por exemplo, como podemos achar uma piada engraçada um dia, mas em outro momento, quando estamos estressados, podemos achar a mesma piada irritante. 

 

Seguindo estas ideias, muitos cientistas acreditam que há um grupo de emoções básicas, que seriam (Ortony, 2021; UWA, 2019): 

  • Tristeza: profundo sentimento de desesperança ou pena, podemos ficar com lágrimas ou franzir a sobrancelha. 
  • Felicidade: um estado agradável onde sentimos alegria, satisfação ou divertimento. 
  • Medo: uma resposta ao desconhecido onde estamos preocupados e em alerta. 
  • Raiva: com esta emoção podemos sentir frustração ou responder de forma hostil, ou agressiva. 
  • Surpresa: um breve estado que ocorre em resposta a eventos inesperados. 
  • Repugnância: ocorre quando sentimos um forte sentimento de nojo ou aversão 

 

Assim, podemos passar por várias dessas emoções básicas diariamente e até mesmo sentir outras que são muito mais complexas. 

 Hoje explicamos o que influencia estas variações de humor e como gerenciar as emoções na menopausa. 

 

Manejo de las emociones durante la menopausia

Que fatores têm impacto sobre nossas emoções e as fazem mudar? 

Como mencionado, as emoções podem aparecer e mudar dependendo da presença de muitos fatores internos e ambientais. Aqui estão alguns exemplos: 

  • Ambiental: mudanças no clima (frio, calor ou chuva), espaços desconfortáveis (por exemplo, um pequeno escritório), lugares lotados, etc. 
  • Interno: estar com fome, estressado, com dor ou passando por mudanças hormonais como as que ocorrem na menopausa. 

 

Mudanças emocionais, hormônios e menopausa 

Durante esta etapa, ocorre uma diminuição dos níveis hormonais (estrogênio e progesterona). Quando isto acontece, podem ocorrer sintomas desconfortáveis, tais como fogachos, problemas de sono ou fadiga. 

Além disso, a diminuição dos hormônios muda a maneira como nosso cérebro funciona. 

Tudo isso predispõe ao aparecimento de emoções como raiva, tristeza ou desagrado em situações em que anteriormente não as desencadeavam.

Desta forma, a gerência das emoções pretende ajudar as mulheres na menopausa a alcançar a resiliência emocional. Algumas de suas vantagens são (Süss et al., 2021): 

  • Os sintomas da menopausa (tais como os fogachos) são menos frequentes e severos. 
  • Ela ajuda a criar estabilidade emocional associada a menos estresse e sentimentos depressivos. 
  • Melhora a auto-estima e a autopercepção (como nos vemos e nos apreciamos). 
  • Em geral, melhora a qualidade de vida de uma mulher. 

Gerenciar as emoções: dicas de como fazer 

A chave para gerenciar as emoções não é reprimi-las, mas promover o bem-estar do corpo, da mente e do meio ambiente ao nosso redor. Desta forma, você pode ter um bom gerenciamento emocional e obter os benefícios colocando em prática as seguintes dicas (Johnson, 2021): 

  • Não desista de sua vida social, saia com seus amigos e familiares, procure apoiar-se neles sempre que precisar. 
  • Incorporar uma dieta equilibrada que contenha uma variedade de alimentos com diferentes nutrientes. 
  • Procure garantir que suas refeições contenham vegetais e várias categorias de grãos, evitando gorduras e condimentos (Afridi, 2017). 
  • Também, se necessário, você pode tomar cálcio e outros suplementos, como vitaminas D, C, E. 
  • Os benefícios do exercício ajudam a gerenciar as emoções, fortalecer os ossos e podem ajudar a reduzir o risco de doenças como diabete mellitus (Mayo Clinic Staff, 2021). 

 

Entre os exercícios mais recomendados estão os aeróbicos, incluindo caminhada, natação, ciclismo e até mesmo subir escadas. Você deve praticar pelo menos 150 minutos destes exercícios por semana (OMS, 2021). 

 

Agora que você conhece os benefícios de gerenciar as emoções, convidamos você a colocar em prática estas dicas, que podem ajudar você a levar uma vida saudável durante a menopausa. 

 

Referências Bibliográficas 

Adolphs, R., Mlodinow, L., & Barrett, L. F. (2019). What is an emotion? Current biology, 29(20), R1060–R1064. https://doi.org/10.1016/j.cub.2019.09.008  

Afridi, I. (2017). Psychological and Social Aspects of Menopause. In J. F.  Rodriguez-Landa, & J. Cueto-Escobedo (Eds.), A Multidisciplinary Look at Menopause. https://doi.org/10.5772/intechopen.69078  

Herrando, C., & Constantinides, E. (2021). Emotional Contagion: A Brief Overview and Future Directions. Frontiers in Psychology, 12, 712606. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.712606  

Johnson, T. (2021). Menopause Emotions, depression, moodiness, and more. WebMD. https://www.webmd.com/menopause/guide/emotional-roller-coaster 

Mayo Clinic Staff. (2021). Fitness tips for menopause: Why fitness counts. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/womens-health/in-depth/fitness-tips-for-menopause/art-20044602 

National Institute on Aging [NIH]. (2021). Sleep problems and menopause: What can I do? https://www.nia.nih.gov/health/sleep-problems-and-menopause-what-can-i-do 

Organización Mundial de la Salud [OMS]. (2020). Actividad Física.. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity 

Ortony, A. (2021). Are All “Basic Emotions” Emotions? A Problem for the (Basic) Emotions Construct. Perspectives on Psychological Science, 14(1), 41-61. https://doi.org/10.1177%2F1745691620985415  

Reddy, R. P., Korde, S. P., Kanungo, S., Thamodharan, A., Rajeswaran, J., Bharath, R. D., Upadhya, N., Panda, R., & Rao, S. L. (2014). Neural Correlates of Emotion: Acquisition versus Innate View Point. Indian journal of psychological medicine, 36(4), 385–391. https://doi.org/10.4103/0253-7176.140720  

Süss, H., Willi, J., Grub, J., & Ehlert, U. (2021). Psychosocial factors promoting resilience during the menopausal transition. Archives of women’s mental health, 24(2), 231–241. https://doi.org/10.1007/s00737-020-01055-7  

University of West Alabama [UWA]. (2019). Our basic emotions infographic: List of human emotions. https://online.uwa.edu/infographics/basic-emotions/  

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