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Pele hidratada: dicas para mantê-la hidratada durante a menopausa

10 Outubro 2022

Manter a pele hidratada pode ser um desafio titânico. O estilo de vida acelerado de hoje e fatores externos como a exposição ao sol desprotegido e o banho, muitas vezes contribuem para uma pele de aparência seca (Nichols, 2017). 

Como se isso não fosse suficiente, ter uma dieta pouco saudável, não dormir o suficiente, não fazer atividade física suficiente, beber pouca água e o consumo de substâncias nocivas, como cigarros, impedem a pele de parecer saudável (Nichols, 2017). 

Entretanto, há outro fator com o qual as mulheres têm que lidar: a menopausa. Durante essa etapa, os níveis de hormônio estrogênico caem, fazendo com que a pele pareça seca, flácida e sem brilho (AAD, n.d.; Migala, 2020).  

Além da perda de estrogênio, que afeta a produção de colágeno, a pele perde sua capacidade de reter água. Isto resulta numa pele seca mais facilmente (AAD, n.d.; Migala, 2020).  

Deseja manter sua pele hidratada durante a menopausa? Aqui estão algumas dicas e recomendações para gerenciar este sintoma climatérico.  

Dicas para manter a pele hidratada 

 

piel reseca averigua que cuidados especiales necesita durante la menopausia

Usar produtos de cuidado da pele 

Para manter sua pele hidratada durante a menopausa, o ideal é fazer o uso de cremes hidratantes. Mas tenha cuidado ao escolher produtos para sua pele. Por exemplo, use um produto de limpeza cremoso e evite produtos de espuma ou gel, pois estes contêm ingredientes que podem ressecar a sua pele. Na hora de dormir, procure um creme noturno que contenha ceramidas e ácido hialurônico; esses ingredientes capturam, retem água e umidade para hidratar a pele (Migala, 2020).

Também é recomendado que você não descuide de usar protetor solar com fotoproteção de 30 ou superior. Isso ajudará a evitar um maior desgaste da pele e gerar hiperpigmentação 

 

Tenha uma dieta saudável 

Para conseguir uma pele saudável durante a menopausa, você também precisa se alimentar de um jeito equilibrado. Comer uma dieta saudável rica em antioxidantes e vitaminas, além de outros alimentos saudáveis, pode melhorar a saúde da sua pele de dentro para fora. Alguns destes alimentos, devido aos seus componentes, que podem ajudar você a proteger sua pele durante a menopausa são (Nichols, 2017): 

  • Ômega-3. 
  • Chá verde.  
  • Azeite de oliva. 
  • Tomate.  
  • Mangas. 
  • Soja. 

 

Tomar vitaminas ou suplementos 

Pode ser uma boa ideia começar a tomar suplementos e vitaminas para a pele para controlar alguns dos sintomas da menopausa, como a pele seca. Os suplementos podem ajudar a minimizar ou retardar a redução dos níveis de estrogênio. Entretanto, é importante que você consulte seu médico antes de começar a tomar vitaminas ou suplementos. Ele ou ela é o único que pode lhe dar luz verde e recomendar as melhores opções para você (McDermot, 2019). 

 

Beber água 

Beber a quantidade de água suficiente não só ajuda a manter a pele hidratada e a combater o ressecamento, mas também pode ajudar a reduzir o inchaço, que acontece com mudanças hormonais. Além disso, ela pode promover a perda de peso. Isto porque beber água potável constantemente pode fazer você se sentir cheio e aumentar ligeiramente seu metabolismo. Durante a menopausa, é recomendado beber aproximadamente 8 a 12 copos de água por dia (Brown, 2022).  

 

Pele hidratada e sono 

Dormir por menos tempo do que você precisa pode ter um impacto significativo na saúde da pele e no envelhecimento prematuro. Durante o sono profundo, seu corpo entra em um estado de reparo e regenera a pele. Enquanto você está dormindo, o corpo produz colágeno, que ajuda a manter a pele. Na menopausa, a produção deste componente diminui no corpo, portanto cada minuto de sono é vital para manter a pele hidratada e saudável (Nichols, 2017).  

 

Use máscaras faciais naturais  

A aplicação de uma máscara facial pode ajudar a reduzir pequenas agressões que influenciam o aparecimento de rugas, além de manter os tecidos hidratados. Graças a seus componentes de gorduras, aminoácidos e antioxidantes, ele ajuda a manter a firmeza da pele. Alguns produtos naturais com os quais você pode fazer uma máscara são (Henríquez, 2020): 

  • Banana com mel. 
  • Iogurte natural. 
  • Abacate. 
  • Aloe vera com óleo de coco. 
  • Azeite e farinha de aveia. 

Alcançar uma pele saudável durante a menopausa é possível. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é simplesmente reforçar sua rotina diária de cuidados para melhorar a aparência da pele na menopausa. Uma pele hidratada é uma pele saudável. Lembre-se de buscar sempre a ajuda de um profissional da saúde que ajudará você com o que é melhor para sua pele.

 

Referências bibliográficas

American Academy of Dermatology Association [AAD]. (s.f.). Caring for your skin in menopause. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/anti-aging/skin-care-during-menopause 

Brown, M. (2022). 11 natural remedies for menopause relief. Healthline. https://www.healthline.com/nutrition/11-natural-menopause-tips

Henriquez, C. (2020). 8 consejos para cuidar la piel en la menopausia. Mejor on salud. https://mejorconsalud.as.com/8-consejos-cuidar-la-piel-la-menopausia/

McDermott, A. (2019). Can vitamins help alleviate my menopause symptons? Healthline. https://www.healthline.com/health/menopause/vitamins-for-menopause

Migala, J. (2020). How to care for your skin as you approach menopause. Everyday Health. https://www.everydayhealth.com/smart-skin/tips-for-caring-for-your-skin-as-you-approach-menopause/  

Nichols, H. (2017). Five life hacks for healthy skin. Medical News Today. https://www.medicalnewstoday.com/articles/320071

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