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Saúde sexual e menopausa: dicas para continuar a desfrutar da sua vida

31 Outubro 2022

A menopausa é um processo biológico natural que vem com alterações físicas e sintomas que podem ser desconfortáveis. No entanto, isto não é uma razão para deixar de desfrutar da sua saúde sexual (Mayo Clinic, 2021).  

Uma das principais características da menopausa é a alteração hormonal, responsável pelos sintomas físicos da menopausa (MedlinePlus, 2019). Por exemplo, durante a menopausa, o corpo começa a produzir muito pouco estrogénio e progesterona. Isto faz com que a membrana que reveste o interior do útero não engrosse e que a menstruação não ocorra (FDA, 2018). 

Alguns dos sintomas da diminuição do estrogénio e da progesterona, hormonas que regulam o ciclo menstrual, são os seguintes (Fairview, n.d.):  

  • Secura vaginal, que pode causar desconforto ou dor com as relações sexuais. 
  • Apneia do sono, suores noturnos e dores nas articulações. 
  • Mudanças de humor e insónia. 

Mas não se preocupe, ainda é possível desfrutar da sua saúde sexual, divertir-se nas suas relações e alcançar o orgasmo feminino sem grandes mudanças. Continue a ler, pois explicamos melhor esse assunto a seguir. 

5 dicas para curtir a sua saúde sexual  

Deseo sexual ¿Sabes por qué disminuye en la menopausia

 

1. Melhorar o seu estilo de vida 

A primeira coisa que você deve fazer para melhorar a sua vida sexual é adotar hábitos de vida saudável. Ser fisicamente ativo, dormir bastante, ter uma dieta equilibrada e evitar o álcool e o tabaco, irá aumentar a sua sensação de bem-estar. Isto também pode melhorar a sua auto-estima, o que irá afetar positivamente a qualidade da sua vida sexual (NIA, n.d.).  

Nas refeiçoes, incluir mais alimentos contendo cálcio, vitamina D e soja, rica em estrogénio (MedlinePlus, 2019).

2. Manter uma boa higiene íntima 

Para manter uma boa saúde sexual, é também importante ter uma higiene íntima adequada, além de uma hidratação adequada. Isto ajudará a reduzir a irritação, inflamação, desconforto e as relações sexuais dolorosas (Bonet e Garrote, 2017). 

3. Exercitar a sua pélvis  

Os exercícios de Kegel são uma das melhores formas de manter a sua saúde íntima e estimular o desejo sexual. Estes exercícios para o pavimento pélvico podem ajudar a levar mais sangue para a vagina e fortalecer os músculos ligados ao orgasmo. Podem também ajudar a prevenir fugas de urina, o que é comum nesta fase (Migala, 2020; OAHS, 2018). 

4. Utilizar lubrificantes  

A utilização de hidratantes e lubrificantes em cada relação sexual pode ajudar a melhorar a secura e a desfrutar do sexo. Não utilizar lubrificantes que não sejam solúveis em água, dado que isto pode enfraquecer o látex.  Além disso, tais lubrificantes fornecem um meio adequado para o crescimento bacteriano (Sagon, n.d.; Laughlin-Tommaso, 2021).

5. Fale com o seu companheiro  

Falar com o seu companheiro é uma das ações mais importantes para uma boa saúde sexual. Não se envergonhe de falar sobre as suas necessidades ou desejos em mudança. Você pode também consultar o seu médico para mais informações. Lembre-se que muitos dos sintomas da menopausa podem ser facilmente tratados (NAMS, n.d.). 

A menopausa não é uma fase negativa e não deve ser vista como tal. É um período natural que traz consigo mudanças no corpo. A tarefa é identificar estas mudanças e tratá-las para que você possa continuar a desfrutar da sua saúde sexual com normalidade.

 

Referencias bibliogrâficas 

Bonet, R., y Garrote, A. (2017). Menopausia. Farmacia Profesional, 31(6), 15-17. https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-menopausia-X0213932417620576  

Fairview. (s.f.). Cambios hormonales durante la menopausia. https://www.fairview.org/patient-education/84990   

Laughlin-Tommaso, S. (2021). Vaginal dryness after menopause: How to treat it? Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/menopause/expert-answers/vaginal-dryness/faq-20115086   

Mayo Clinic. (2021). Menopause. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/menopause/symptoms-causes/syc-20353397    

MedlinePlus. (2019). Menopause. https://medlineplus.gov/ency/article/000894.htm   

Migala, J. (2020). Here’s why you should be doing kegels after menopause. Everyday Health. https://www.everydayhealth.com/menopause/kegels-for-menopause-benefits  

National Institute on Aging [NIA]. (s.f.). La menopausia: consejos para una transición saludable. https://www.nia.nih.gov/espanol/infografia/menopausia-consejos-transicion-saludable  

Oficina para la Salud de la Mujer [OAHS]. (2018). Menopausia y sexualidad. https://espanol.womenshealth.gov/menopause/menopause-and-sexuality 

Sagon, C. (s.f.). El problema ocasionado por la menopausia que las mujeres no suelen mencionar. AARP. https://www.aarp.org/espanol/salud/vida-saludable/info-06-2013/dolor-relaciones-sexuales-resequedad-vaginal.html  

The North American Menopause Society [NAMS]. (s.f.). How to increase your sexual desire during menopause. https://www.menopause.org/for-women/menopauseflashes/sexual-health/how-to-increase-your-sexual-desire-during-menopause   

U.S. Food & Drug Administration [FDA]. (2018). La menopausia y las hormonas: Preguntas más frecuentes. https://www.fda.gov/consumers/free-publications-women/la-menopausia-y-las-hormonas-preguntas-mas-frecuentes 

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