Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colite aguda: o que é, como prevení-la e como tratá-la

16 Maio 2022

A colite é uma doença gastrointestinal que provoca a inflamação do revestimento interno do cólon e, por extensão, de todo o intestino grosso. É importante esclarecer que não é o mesmo que diarréia, e que existem muitos tipos de diarréia. As duas mais comuns são a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Estes são diferentes tipos de doença inflamatória intestinal (Martínez, 2020; Ramos, 2021; Top Doctors, 2021).

Em ambos casos, úlceras e erosões aparecem na mucosa. Além disso, focos inflamatórios ocorrem nessas áreas afetadas e se espalham para outras partes do cólon sigmóide (a parte final do intestino grosso), tornando-se a causa da sigmoidite ou diverticulite (Medical Format, 2017).

Causas da colite

Algumas das mais comuns são (MedlinePlus, 2021):

  • Infecções causadas por um vírus ou parasita.
  • Intoxicação alimentar devido a bactérias.
  • Falta de fluxo sanguíneo (colite isquêmica).
  • Radiação anterior ao intestino grosso (enterite e colite de radiação).
  • Colite pseudomembranosa, causada pela infecção por Clostridium difficile (uma bactéria que normalmente vive no intestino grosso, mas que pode crescer demais ao tomar antibióticos).

Outra causa da colite é a menopausa. Os problemas digestivos nesta fase são, frequentemente, causados por alterações na interação do cortisol com o estrogênio. O cortisol (chamado de “hormônio do estresse”) é produzido em situações de ansiedade e inibe sua digestão, mas geralmente é neutralizado pelo estrogênio.

Quando os níveis de estrogênio diminuem, durante sua perimenopausa ou menopausa, o cortisol tem um efeito maior em seu sistema digestivo. Ou seja, diminui a capacidade de seu intestino de funcionar corretamente (Menopause Now, 2019).

Sintomas da colite durante a menopausa

Os sintomas da colite podem incluir (Mayo Clinic, 2021):

  • Diarréia, muitas vezes com sangue ou pus.
  • Dor e cólicas abdominais.
  • Dor no reto.
  • Sangramento retal (presença de uma pequena quantidade de sangue nas fezes).
  • Necessidade urgente de defecar.
  • Incapacidade de defecar, apesar da urgência de fazê-lo.
  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Febre.

Diagnóstico

Deve ser sempre diagnosticado por um médico. Para identificar o tipo de colite, você pode realizar exames físicos, análise da história pessoal, exames de sangue, exames de fezes, radiografias com enema de bário, tomografias computadorizadas, colonoscopia, biópsia, entre outros (Top Doctors, 2021).

Tratamento

Ele depende da causa da doença. Assim, para cada tipo de colite, haverá um tratamento diferente. Além disso, o tratamento dependerá sempre da gravidade da doença e do tipo de pessoa que sofre da mesma. Geralmente envolve a melhoria da dieta e às vezes a ingestão de suplementos nutricionais ou medicamentos.

Hábitos saudáveis que ajudam a tratar ou prevenir a colite

Algumas estratégias simples podem ajudá-lo muito na perimenopausa e durante a menopausa (Menopause Now, 2019). Por exemplo, não fume e controle seu nível de estresse. Faça ioga e exercícios, medite, mastigue bem e não coma com pressa.

Uma vez que os sintomas aparecem, é também uma boa idéia manter um diário alimentar para identificar os desencadeadores de seu desconforto. Você pode até mesmo aplicar cremes ou compressas que contenha argila, aplique na área do ventre para ajudar a esvaziar os intestinos (Martínez, 2020; Millar, 2021).

Vamos agora dar uma olhada mais de perto em alguns desses hábitos saudáveis

Dormir o suficiente

O sono de boa qualidade é essencial para ativar seu sistema nervoso parassimpático, que regula o descanso e a digestão. Dormir de sete a oito horas por dia ajuda a eliminar a azia. E algumas pesquisas mostram que dormir do seu lado esquerdo ajuda a melhorar sua digestão na menopausa. Isto porque o estômago e os intestinos estão ligeiramente inclinados para a esquerda e deitados desse lado permitem que os alimentos passem mais facilmente por esses órgãos (BBC News, 2018; Menopause Now, 2019).

Exercício

Pratique um esporte, inicie uma rotina de exercícios ou caminhe com freqüência em ritmo acelerado. A OMS (2020) recomenda que os adultos se envolvam em atividades físicas moderadas durante pelo menos 150-300 minutos por semana. A atividade física pode ajudar seu corpo a mover gás através do sistema digestivo mais rapidamente, o que alivia o inchaço (Menopause Now, 2019).

Coma direito

Tenha uma dieta equilibrada. Aconselhamos comer alimentos ricos em vitamina D (como ovos, salmão ou sardinhas). Mais da metade dos pacientes com colite ulcerosa é deficiente nesta vitamina. E foi demonstrado que tomá-la reduz a inflamação e a atividade da doença. A luz do sol é necessária para que o corpo o assimile (Infosalus, 2013; Martínez, 2020).

O magnésio também é essencial, porque trata de problemas digestivos associados ao trânsito intestinal. Para adquirir este mineral, tente consumir cacau, sementes (abóbora, linho ou girassol), feijão branco e ervilhas (Martínez, 2020).

Outro aspecto fundamental é comer muita fibra. Grãos inteiros (arroz, trigo e quinoa) e alimentos como aveia, pão integral e massas atuam como um kit de limpeza para o sistema digestivo. E isto ajuda a aliviar os sintomas da colite durante a menopausa, como a inchaço e a constipação (Menopause Now, 2019).

Por outro lado, há bebidas que devem ser evitadas, como bebidas gaseificadas (porque são difíceis de digerir, causando gás, dor e diarréia) e café (porque a cafeína aumenta a inflamação do cólon e a dificuldade em passar os alimentos) (Debate, 2017).

Também é bom cortar vegetais crus, legumes, carnes vermelhas ou processadas, condimentos e produtos fritos com muita gordura. Todos estes alimentos podem agravar seus problemas digestivos durante a menopausa, especialmente se você já sofre de azia. Os alimentos fritos são muito difíceis de digerir e aumentam a inflamação, a diarréia e a dor (García, n.d.; Martínez, 2020; Menopause Now, 2019; Top Doctors, 2021).

Hidratação

Beba muitos líquidos. Quando você aumenta sua ingestão de fibras dietéticas, é importante aumentar também sua ingestão de água. Do contrário, você pode notar um aumento da prisão de ventre nos primeiros dias devido à falta de líquidos. Além disso, beber dois litros de água por dia (entre as refeições e em pequenos goles) ajuda a neutralizar a acidez na menopausa. Também beba sopas, caldos, chás de ervas e sucos. Os fluídos ajudam a quebrar os alimentos durante a digestão, prevenindo a constipação (Martínez, 2020; Menopause Now, 2019).

A menopausa é um período particularmente sensível para esta doença, por isso aconselhamos que você preste atenção ao seu corpo e cuide de sua dieta, seu descanso e sua condição física. Desta forma, você poderá viver esta etapa da sua vida com boa saúde intestinal.

Referências Bibliográficas

BBC News. (2018). ¿Izquierda o derecha? Por qué es importante hacia qué lado duermes y cuál es el que más beneficia tu salud. https://www.bbc.com/mundo/noticias-45098540

Debate. (2017). Sin refrescos, fritura sy café ¡Adiós colitis! https://www.debate.com.mx/salud/Sin-refrescos-frituras-y-cafe-Adios-colitis–20170522-0103.html

García, I. (s.f.) Menopausia y problemas digestivos. Instituto de la Menopausia. https://www.institutodelamenopausia.com/divulgacion/sintomas/menopausia-y-problemas-digestivos

Infosalus. (2013). El calcio y  a vitamina D, esenciales en la menopausia. https://www.infosalus.com/actualidad/noticia-calcio-vitamina-esenciales-menopausia-20130701134340.html

La Enfermedad de Crohn. (2021). Menopausia y enfermedad de Crohn. https://laenfermedaddecrohn.com/menopausia-y-enfermedad-de-crohn/

Lee, B. (2021). Todo lo que necesita saber sobre la colitis. Healthline. https://www.healthline.com/health/colitis#types-and-causes

Martínez Blasco, E. (2020). 10 remedios naturales para la colitis. Mejor con Salud. https://mejorconsalud.as.com/10-remedios-naturales-para-la-colitis/

Mayo Clinic. (2021). Colitis ulcerosa. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/ulcerative-colitis/symptoms-causes/syc-20353326

Medical Format. (2017). Sigmoiditis: causas, síntomas, diagnóstico y tratamiento. http://es.medicalformat.com/644-sigmoiditis-causas-sintomas-diagnostico-y-tratamiento.html

MedlinePlus. (2021). Colitis. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001125.htm

Menopause Now. (2019). 6 consejos para aliviar problemas digestivos en la menopausia. https://www.menopausenow.com/es/problemas-digestivos/articulos/6-consejos-para-aliviar-problemas-digestivos-en-la-menopausia#:~:text=Colitis.%20Los%20problemas%20digestivos%20en%20la%20menopausia%20a,digesti%C3%B3n%2C%20pero%20generalmente%20es%20contrarrestada%20por%20el%20estr%C3%B3geno.

Millar, H. (2021). ¿Qué es la colitis? Medical News Today. https://www.medicalnewstoday.com/articles/es/que-es-la-colitis

Organización Mundial de la Salud [OMS]. (2020). Actividad física. https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity

Ramos Rojas, N. (2021). Colitis aguda: tipos, causas y tratamiento. Mejor con Salud. https://mejorconsalud.as.com/colitis-tipos-causas-tratamiento/

Top Doctors. (2021). Colitis. https://www.topdoctors.es/diccionario-medico/colitis#

Achou esse artigo útil?
Compartilhe com seus amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *