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Problemas de memória: como prevenir os sintomas durante a menopausa

17 Outubro 2022

No início da menopausa, aos 40 ou 50 anos, algumas mulheres sentem uma diminuição em sua acuidade mental, em sua capacidade de lembrar das coisas e em sua concentração. Se este é o seu caso, você pode estar se perguntando por que esses problemas de memória aparecem? 

Neste artigo você encontrará todas as informações sobre isso e de que forma pode prevení-la.

O que chamamos problemas de memória? 

Também conhecidos como névoa cerebral, são sintomas que aparecem durante o estágio perto da menopausa. Eles podem variar desde o declínio da memória, dificuldade de concentração ou de encontrar palavras, até perder a linha de pensamento e ficar confusa facilmente. Quando os sintomas são muito graves, pode ser o caso de demência (The Menopause Charity, n.d.).

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Quão comuns são durante a menopausa? 

Os problemas de memória aumentam seu aparecimento com a idade, especialmente em torno da menopausa. Considera-se o segundo sintoma mais frequente nesta fase, apresentando-se entre 40 e 73% das mulheres (Spencer, 2021).

Fatores de risco para problemas de memória 

Os idosos são geralmente acompanhados por um leve déficit de memória, porém há fatores que acentuam o risco. Por exemplo (Phelps, 2021): 

  • Redução dos níveis de estrogênio. 
  • Drogas (Tamoxifeno). 
  • Distúrbios do sono. 
  • Fadiga. 
  • Estresse agudo. 
  • Ansiedade. 
  • Mudanças de humor. 
  • Depressão crônica
  • Quimioterapia. 
  • Deficiência de vitamina B12. 
  • Baixos níveis de hormônios produzidos pela glândula tireóide (Hipotireoidismo). 
  • Menopausa cirúrgica. 
  • Histórico com tabagismo. 
  • Baixa atividade física. 
  • Ondas de calor. 
  • Insônia. 
  • Suores noturnos. 

Como o estrogênio influencia os problemas de memória? 

Normalmente, o estrogênio é um protetor do tecido cerebral, e colabora na regulação da memória e aprendizagem. Durante e após a menopausa, há uma diminuição no desempenho mental devido à ausência ou déficit desse hormônio (Silva, 2021). 

No geral, descobriu-se que, quanto menor são os níveis de estrogênio, piores são os sintomas. Isso faz que existam diferenças em cada fase da menopausa, devido às flutuações desse hormônio. No entanto, algumas mulheres não parecem ser afetadas, apesar de terem baixos níveis de estrogênio. É considerado devido aos seus hábitos de exercício mental ao longo de sua vida (Norton, 2016). 

Sinais e Sintomas de alerta 

Se este problema interferir negativamente na atividade diária, você deve consultar o médico. A demência sempre será um risco nesta fase. Portanto, você deve estar ciente dos seguintes sintomas (Healthline, 2017): 

  • Repetir perguntas ou declarações repetidamente. 
  • Perder-se em lugares conhecidos. 
  • Problemas em encontrar as palavras certas ou identificar diferentes objetos. 
  • Dificuldade em realizar tarefas diárias. 
  • Incapacidade de tomar decisões. 
  • Transtornos de humor, personalidade ou distúrbios de comportamento. 

 

Como melhorar os problemas de memória? 

Geralmente, estes problemas são leves e desaparecem por conta própria ao longo do tempo. No entanto, os mais graves podem fazer com que você negligencie sua higiene pessoal ou esqueça o nome de objetos semelhantes, ou até mesmo tenha dificuldade em seguir instruções (Healthline, 2017). 

O uso da terapia de reposição hormonal ainda não é indicado neste caso pois, em alguns casos, tem mostrado mais complicações do que benefícios. Algumas mudanças nos hábitos de vida podem melhorar sua memória. Por exemplo (Healthline, 2017; Phelps, 2021; Machado, 2021): 

  • Adote uma dieta saudável, especialmente com alimentos integrais e gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega-3. 
  • Descanse o suficiente, o sono de má qualidade pode piorar os sintomas. Para isso é aconselhável evitar refeições grandes antes de dormir, evitar café, tabaco e álcool, usar roupas confortáveis. Também é importante que você aprenda como evitar a ansiedade. O uso de terapias de relaxamento como yoga, massagem ou exercícios de respiração profunda. 
  • Realizar exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos, 5 dias por semana. 
  • Exercite seu cérebro, mantenha-o ocupado, aprenda coisas novas, estimule a memória com informações que você quer lembrar como números de telefone ou aniversários, listas de tarefas; defina lembretes e não faça muitas coisas em simultâneo.  

Agora que você sabe que algumas mudanças na menopausa podem gerar problemas de memória, convidamos você a praticar esses hábitos de vida saudáveis que podem ajudar a manter seu bem-estar mental e físico. Lembre-se de procurar assistência médica e não se automedicar na presença de sinais de alerta e sintomas.

Referências bibliográficas 

Healthline (2017). Menopause Brain Fog: Symptoms, Treatment, Is It Real, and More. https://www.healthline.com/health/menopause/menopause-brain-fog#treatment 

Machado, N. (2021) Falta de memória e menopausa. Dra. Natacha Machado. https://dranatachamachado.com.br/falta-de-memoria-e-menopausa/ 

Norton, A. (2016). More Evidence Menopause ‘Brain Fog’ Is Real. WebMD https://www.webmd.com/menopause/news/20161012/more-evidence-menopause-brain-fog-is-real  

Phelps, K. (2021). Menopause brain: the inability to think clearly is not “all in your mind.” The Guardian. https://www.theguardian.com/society/2021/oct/10/menopause-brain-the-inability-to-think-clearly-is-not-all-in-your-mind  

Silva, M. (2021). Alterações cognitivas na menopausa. [Trabajo final Mestrado integrado em medicina]. Universidade de Coimbra. https://estudogeral.sib.uc.pt/retrieve/223258/Trabalho%20Final%20MIM-%20Mariana%20Silva.pdf 

Spencer, C. (2021). Menopause and brain fog. My Menopause Centre. https://www.mymenopausecentre.com/symptoms/brain-fog/  

The Menopause Charity (s.f.). Brain fog. https://www.themenopausecharity.org/2021/10/21/brain-fog

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